Receita: Pão de torresmo

A receita de hoje é uma das favoritas do meu pai: Pão de torresmo. Sei que é muito gordo e não dá para fazer sempre. Mas quando ele merece (não come muito), não resisto e levo dona Regina (minha mãe) para a cozinha. Parece difícil, mas não é! Se tivesse que dar uma nota para a complexidade, ele ficaria nos 7. Vem ver o passo a passo:

img_3705

Ingredientes: 

– 1 tablete de fermento biológico fresco
– 1 colher de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de sal
– 250 ml de água
– 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
– 4 xícaras de chá de torresmo bem fritinho e triturado

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes (nesta etapa, use apenas 2 xícaras de torresmo frito);
  2. Após amassar bem e conseguir uma massa homogênea, tampe a vasilha com um pano e deixe descansar uns 40 minutos (massa boa é massa descansada);
  3. Abra a massa com ajuda de um rolo;
  4. Coloque uma xícara de torresmo frito, aperte bem com a mão e comece a modelar do jeito que quiser. Prefiro ele torcido, feito uma trança, e com um buraco no meio. Não posso afirmar com certeza, mas acho que este buraco no meio ajuda a assar todos os lados do pão, sem que o meio fique cru.
  5. Deixe mais uns 30 minutinho crescendo. (eu uso até hoje o teste do copo de água com a bolinha de massa. Já vi inúmeros chefs discordarem da técnica, mas por aqui sempre funcionou. É só esperar a bolinha subir no copo que a massa estará pronta).
  6. Para dar um pouquinho de cor no pão, a famosa “saúde extra”, passo gema por cima. Não é essencial, mas ele fica mais corado, mas apetitoso aos olhos.
  7. Leve ao forno pré-aquecido à 200°C por uns 45 minutos, ou até ficar bem dourado e completamente assado.

Que tal? Com um cafezinho no meio da tarde, não falta mais nada!

Veja também: Receita de bombocado de milho com castanha de caju

E mais: Brigadeiro de milho verde

YOU MIGHT ALSO LIKE

LEAVE A COMMENT