Sou apaixonado por bruschetta, de qualquer sabor, tipo e jeito. Acho uma entradinha show de bola, democrática e não precisa de muito, ou mesmo se preocupar com temperatura. Uma vez, conversando com um chef de cozinha (como estou na dúvida entre dois nomes que adoro, não vou ser indelicado de falar o nome errado), ele me deu uma dica muito boa: servir sempre entradinhas frias. E ela tem razão, nada mais desagradável para o convidado comer algo na temperatura errada; e para o anfitrião, de ter que ficar no corre corre para esquentar tudo e várias vezes. E foi pensando nisso, que fiz para o almoço de família de hoje, bruschetta de figo, queijo cottage e presunto cru. Dá uma olhada nas fotos que fiz e na receitinha:

Ingredientes:

  • 400 gramas de queijo cottage (1 pote do maior)
  • 5 fatias grandes de pão italiano redondo (pode fazer com qualquer um, até com pão francês torrado no forno para ficar durinho)
  • 8 figos
  • 6 fatias de presunto cru
  • Azeite e mel

Modo de preparo:

1. torre o pão no forno para ficar mais fime e durinho;

2. coloque o queijo cottage – pode caprichar;

3. coloque um filete de azeite para temperar;

4. rasgue o presunto cru e coloque de forma desorganizada, mas cobrindo toda o queijo;

5. corte fatias finas de figo e coloque por cima do pesunto. Aqui, pode usar os figos crus, como usei, ou levemente confitados com um fio de azeite na frigideira;

6. coloque uma colher de mel para arrematar!

(Fotos:Cookterapia)

. . . . . . . . . . 

Veja também: Muffin de Nescau

E mais: Receita de cookie com aveia e linhaça

YOU MIGHT ALSO LIKE

LEAVE A COMMENT