Receita de sopa de mandioquinha

Esfriou em São Paulo esses dias (em pleno alto verão!) E, para completar, cai de cama na maior gripe – relaxem, garanto que não é o tenebroso Coronavirus (COVID-19), apenas uma imunidade baixa pós-carnaval no Rio de Janeiro rs! Mas não estou reclamando, eu amo o frio, principalmente porque ele vem acompanhado de deliciosas sopinhas. Para me curar, recorri a ninguém menos que a musa-sem-defeitos Rita Lobo, do Panelinha, de onde peguei a receita desta sopa de mandioquinha. Como eu AMO mandioquinha. Vocês também? Vou compartilhar a receita na integra aqui, mas vale sempre dar uma olhada no site dela, tem muita coisa boa (neste link).

Como não sou bobo, aproveitei para fazer umas fotinhas da sopa, que ficou uma delícia e finalizei com cebolinha e nozes picado na decoração (gosto de um crocante). Dá uma olhada:

INGREDIENTES:

  • 2 mandioquinhas (batata-baroa) cerca de 200 g
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de salsinha a gosto para servir

MODO DE PREPARO:

1 – Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas médias. Descasque e pique fino a cebola e o alho.

2 – Leve uma panela pequena de borda alta ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte o alho e o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

3 – Acrescente as rodelas de mandioquinha e misture bem. Regue com a água, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo médio. Quando ferver, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até a mandioquinha ficar bem macia – verifique o ponto espetando um garfo.

4 – Desligue o fogo e, com uma pinça, retire a folha de louro. Com cuidado, bata a sopa com um mixer, dentro da própria panela até ficar bem lisa. Se preferir, bata a sopa no liquidificador, mas atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa abra a tampa.

Prove e ajuste o sal e pimenta. Sirva a seguir com folhas de salsinha, croutons e cubos dourados de bacon a gosto.

OBS: se quiser levar de marmita para o trabalho (eu sempre levo), transfira a sopa para uma garrafa com tampa e mantenha na geladeira. Na hora de consumir, abra a garrafa e leve ao micro-ondas para aquecer.

Espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima,
Vini

. . . . . . . . . 

Leia mais: Receita de figo recheado com gorgonzola e envolto em parma

Veja também: Receita de Minestrone

YOU MIGHT ALSO LIKE

LEAVE A COMMENT