Pensem em alguém com lombriga, este era eu desde que a Silvia Anauate foi ao programa É de Casa, da Globo, ensinar sua famosa esfiha folhada de carne. Pelo amor de Deus, só de lembrar começo a salivar. Pois bem, das coisas boa da quarentena, a não perder duas horas no trânsito para ir e voltar do trabalho é a melhor de todas. Ao lado de dona Rê, arriscamos, e posso dizer: é bom demais! Zeca Camargo tinha toda razão, essa esfiha folhada de carne é dos deuses!!!

Vou colocar a receita abaixo (não se assustem com a quantidade de manteiga, precisa mesmo e vale cada grama utilizada rs) mas você pode acompanhar o passo a passo neste vídeo do programa:

https://globoplay.globo.com/v/8380656/

INGREDIENTES DA MASSA:

1 colher de chá ou um quarto de tablete de fermento biológico

125 mililitros ou meia xícara de chá de água morna

125 mililitros ou meia xícara de chá de leite morno

1 ovo

500 gramas ou 3 xícaras de chá mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de chá ou 5 gramas de sal

500 gramas ou 2 tabletes e meio de manteiga sem sal levemente amolecida

MODO DE PREPARO DA MASSA:

1 – Em uma tigela coloque o fermento, a água morna e misture até dissolver. Adicione o leite, o ovo e mexa. Reserve.

2 – Em uma outra tigela, coloque a farinha de trigo, o sal, a mistura de fermento, água, leite, ovos e misture bem até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para uma bancada, sove até ficar bem macia e de vez em quando bata com a massa contra a bancada, por cerca de 7 minutos.

3 – Se a massa estiver muito seca, vá adicionando meia colher de sopa de água até ficar na textura correta e sove novamente. Modele a massa em formato de cilindro, coloque em uma assadeira, cubra com plástico e deixe descansar por 40 minutos.

4 – Após este tempo, com as mãos vá afinando este cilindro, apertando ligeiramente e esticando até ficar com 80 cm de comprimento. Corte a massa em fatias com mais ou menos 3 centímetros de espessura. Abra cada fatia com um rolo até ficar com 2 milímetros de espessura e no formato oval de 14 centímetros por 7 centímetros e meio.

5 – Com a ponta dos dedos passe uma camada generosa de manteiga levemente amolecida em cada disco. Depois dobre cada disco ao meio, no sentido do comprimento. Passe novamente uma camada de manteiga na superfície.

6 – Em uma assadeira coloque estas meias luas, uma sobre a outra unidas só no meio em forma de cruz com várias pontas. Depois de 1 hora e meia, pegue cada meia lua e com as mãos estique para ficar comprida. Passe mais uma camada de manteiga para que a massa fique toda coberta, depois enrole e forme um rolinho.

7 – Coloque todos os rolinhos na assadeira e cubra com o plástico filme. Coloque na geladeira e deixe gelar até o dia seguinte. Deixe por no mínimo 8 horas.
No dia seguinte, pegue os rolinhos, deixe perder um pouco do gelo e achate com a palma da mão.

8 – Com o rolo abra a massa na forma oval, coloque 1 colher e meia de sopa de recheio e junte as bordas. Pressione as bordas com a ponta dos dedos para não abrir.

9 – Coloque as esfias uma ao lado da outra em uma assadeira de 30 centímetros de diâmetro por 3 centímetros de altura e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus Celsius por 40 minutos ou até ficarem douradas.

INGREDIENTES DO RECHEIO:

700 gramas de coxão mole limpo e moído 1 vez

220 gramas ou 1 xícara e meia de chá de cebolas cortadas em cubos pequenos

140 gramas ou 1 xícara de chá de tomates sem sementes cortados em cubos pequenos

Suco de 1 limão

Sal a gosto

Meia colher de sopa de pimenta síria

2 colheres de sopa ou 30 gramas de manteiga

MODO DE PREPARO DO RECHEIO:

1 – Em uma tigela, coloque o coxão mole moído, a cebola, o tomate, o suco de limão, o sal, a pimenta síria e misture bem. Incorpore a manteiga, transfira para uma peneira apoiada em uma tigela e deixe por 15 minutos. Reserve.

. . . . . . . 

Leia mais: Quesadilla integral com ricota e molho de pimenta e hortelã

Veja também: Figo recheado com gorgonzola e envolto no presunto parma

Já me segue no Instagram?

YOU MIGHT ALSO LIKE

LEAVE A COMMENT