Fazia tempo que queria uma forma ballerine, de fazer bolo piscina, sabe? Comprei há cerca de um mês no mercado da Lapa, aqui em São Paulo, e essa semana de quarentena me joguei na cozinha. Preparei um bolo de cenoura com piscina de ganache de chocolate. E olha, acho que foi um dos melhores bolos de cenoura que já fiz!

Para quem quiser, a forma vende em vários lugares, só procurar no Google por “forma ballerine”. Aqui em São Paulo, eu vi na loja Barra Doce, em Moema, e custa bem baratinha: R$ 11,70 (18,5cm) e R$ 17,90 (24,5cm).

Serviço dado, hora de mostrar essa maravilha e compartilhar, claro, a receita deste bolo de cenoura com piscina de ganache de chocolate com vocês! Anote aí:

INGREDIENTES DA MASSA:

1 xícara (chá) de óleo

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

3 cenouras grandes picadas

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

INGREDIENTES DA COBERTURA:

1/2Kg de chocolate ao leite

300g de chocolate meio amargo

1 lata de creme de leite

MODO DE PREPARO DA MASSA:

1 – No liquidificador, bata o óleo com os ovos, o açúcar e a cenoura até homogeneizar e despeje sobre a farinha e o fermento em uma tigela, incorporando bem.

2 – Coloque na forma ballerine bem untada com óleo e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido (200ºC) por cerca de 40 minutos ou até firmar (fure com uma faca e veja se ela sai úmida ou sequinha). Desenforme morno, mas não muito quente!

MODO DE PREPARO DA COBERTURA:

1 – Pique todos os chocolates (tente deixar os pedaços mais ou menos do mesmo tamanho), coloque o creme de leite e leve ao microondas por um minuto. Tire, mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos. Tire novamente, mexa e mais 30 segundos. Siga assim até derreter todo o chocolate. E não coloque mais de que 30 segundos, porque você pode queimar!

GRAND FINALE: despeje a ganache por todo o buraco que se forma no bolo e boa sorte, corte com vontade!

Essa foto é só para mostrar mais um utensílio que amo: este descascador de legumes. Sério, se você não tem, precisa. Este meu é da Tramontina (vende neste link), mas você pode comprar da marca que quiser.

. . . . . . .

Leia mais: Receita de beijinho com creme de leite

Veja também: Receita de damasco recheado de doce de leite e coberto com chocolate

Já me segue no Instagram?

YOU MIGHT ALSO LIKE

LEAVE A COMMENT